Avenida Centenário: Um patrimônio para a comunidade capanemense



Até que nem demorou tanto a definição do nome que substituiria o antigo Ramal da Cibrasa que depois passou a ser chamado de Avenida Jarbas Passarinho para agora, a partir de 26 de junho de 2016 receber o nome de Avenida Centenário, homenagem merecida a Igreja Evangélica Assembleia de Deus que está celebrando 100 anos de atividades em Capanema, contribuindo na evangelização, assim como nos relevantes serviços que tem prestado a comunidade, abrangendo também a área educacional.

A cidade de Capanema vive o clima do Centenário da Assembleia de Deus e não somente a comunidade evangélica como também as outras camadas sociais, reconhecem o valor que essa Instituição Religiosa tem por merecendência seu contributo, razão de festa e regozijo.

O tempo foi passando e a semente plantada por Daniel Berg e Gunnar Vingren fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, tendo como primeira semeadura a cidade de Belém e posteriormente Capanema. Na Avenida principal, a Barão de Capanema, está edificado o Templo Central e de lá surgiram as Congregações que evangelizam nos bairros da cidade, assim como na Zona Rural, tudo com expansão de Palavra de Deus ministrada por evangelistas que são graduados para exercerem a função.


Voltando ao assunto da Avenida Centenário, reporto-me aos 5.100 metros de extensão daquela via que está pavimentada em concreto e em massa asfáltica, passando por vários bairros dotados de infraestrutura, sobretudo na área residencial. Tudo foi feito a capricho e a inauguração oficial marcada por movimentação dos moradores e dos membros da Assembleia de Deus que em caravanas, prestigiaram a solenidade coordenada pela Prefeitura Municipal e contou com a presença de Simão Jatene, Governador do Estado do Pará que foi recepcionado por Eslon Martins, Prefeito de Capanema.

Desde o pórtico de entrada da Avenida Centenário pela rodovia BR 316 até o ultimo metro na confluência com a rodovia PA 242-Capanema/Salinas, o aspecto urbanístico foi estabelecido e o trecho muito mais valorizado. O marco do Centenário da Assembleia de Deus em Capanema ganha mais um item de referência, somando-se aos outros já existentes. No ato inaugural, foi notória a euforia do presidente da ADECAP, pastor José Rodrigues da Luz que agradeceu a Deus e fez questão de dizer que a Avenida é um presente de Deus para a cidade de Capanema e para toda a comunidade.

Considerando que todas as benfeitorias construídas ou mesmo reformadas, sintetizam razões satisfatórias que contribuem com o bem-estar e a missão da Assembleia de Deus é também voltada para o social, fator que tem contribuído sobremaneira para a formação de muitos cidadãos. Que os próximos passos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Capanema sejam dados em caminho pavimentado e glorificado pelas bênçãos do Senhor Jesus e que Ele seja Louvado Grandemente!


Texto: Paulo Vasconcellos
Digitação: Dinho Aguiar
Edição: Roberto Lisboa
 Fotos: Irailson Monteiro

**O autor é jornalista, escritor e poeta, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, titular da Cadeira nº 5

Nenhum comentário