Um presente para Belém
Em nova edição revista e ampliada, o livro “Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará” será lançado hoje, no Atrium Quinta das Pedras Hotel, celebrando o centenário de nascimento do seu autor, o engenheiro, historiador e poeta Augusto Meira Filho, que em suas páginas percorre dois séculos da história de Belém, descrevendo a evolução urbanística da cidade. Não por acaso, o lançamento acontece neste mês de janeiro, coincidindo com as comemorações dos 400 anos da fundação de Santa Maria de Belém do Grão Pará, como a capital paraense foi originalmente denominada.
O engenheiro Aurélio Meira, um dos filhos do autor, descreve a obra como “um livro-álbum, o reflexo do pensamento de um cidadão sobre o lugar onde vive - no caso, sobre nossa cidade, e também é a maneira da nossa família homenagear Belém, pois a obra em si atende às questões morfológicas, antropológicas e culturais da cidade”. Outro filho, o antropólogo e historiador Márcio Meira, destaca a relevância do relançamento, por unir o centenário de nascimento do pai e o aniversário da cidade. E lembra: “O livro “Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará”, além disso, está saindo em nova edição, 40 anos após a primeira, agora, em 2016, que é também quando o Museu Goeldi completa 150 anos - e o Museu é a instituição que guarda o acervo de Augusto Meira Filho e os originais dessa obra”.
O lançamento no Atrium Quinta das Pedras hotel terá a participação dos músicos Salomão Habib e Paulo José Campos de Melo, tocando músicas da terra. A nova edição de “Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará” vale, também, por um passeio visual pelo passado da cidade, através de ilustrações reproduzidas dos séculos XVII, XVIII e XIX, que retratam diversos aspectos de Belém.
Post a Comment