Artistas que cantam, declamam e encenam como se fossem profissionais



É assim que posso mensurar o que aconteceu sábado na localidade da Estiva, KM 22 da Pará/Maranhão, município de Santa Luzia do Pará, na Escola Manoel Libório Maciel.
Tudo foi planejado pela equipe gestora da Escola, professores, junto com  os alunos para a celebração do “Show de Talentos”, ocasião em que crianças e adolescentes se apresentaram no palco, mostrando seus estilos em cada interpretação. O palhaço Pirulito, além de animar, foi também o cerimonialista do evento que contou com participações de escolas de outras localidades.
Foi tudo perfeito: Cenários temáticos, músicos em harmonia, cantores afinados, atores caracterizados, sobretudo na encenação da performance teatral “Paçoca e as Suas”, baseado em conto de minha autoria, apresentada pelos próprios alunos da escola, sob a coordenação do professor Francisco Gomes Vieira, capitaneado pela diretora Cátia Maciel. Fui convidado para o evento e me fiz acompanhar das minhas colegas acadêmicas Rosilda Dax e Cleni Guimarães, quando assistimos as apresentações daqueles talentosos alunos que de forma espontânea, representaram como se fossem artístas profissionais.
Foi mais perfeito ainda ter uma de minhas produções inseridas na programação e como surpresa, a contadora de histórias, Cleni Guimarães, declamou a lenda da Maria-Cachorro, com tanta vibração e surpreendeu a plateia com um grito assustador, mas que faz parte da história. É muito bom levar a cultura capanemense a outros centros, principalmente quando a recepção é calorosa e prazerosa. A presidenta da ACLA, Rosilda Dax, ao comentar sobre o evento, foi feliz ao dizer que além da valorização cultural, lá foram constatadas também revelações de talentos que se juntaram ao exercício da higiene mental. Tudo foi bonito e saímos de lá maravilhados com o que presenciamos.

Salve-Salve a cultura!!!