Morre Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém

O corpo do arcebispo emérito Dom Vicente Zico está sendo velado na manhã desta terça-feira (5) na Catedral de Belém. O velório ocorre desde a noite de segunda (4) e deve continuar durante todo o dia, com a celebração de missas a cada duas horas. O sepultamento está previsto para esta quarta-feira (6), na Catedral.
Dom Zico morreu por volta das 16h10 na residência episcopal.  Ele apresentava problemas respiratórios e estava internado em um hospital particular. O religioso manifestou o desejo de retornar para a residência no domingo (3). Ao retornar para a residência episcopal, o arcebispo emérito apresentou melhora e conseguiu se alimentar normalmente, mas ainda apresentava problemas respiratórios, dependendo de oxigênio suplementar e do acompanhamento de uma equipe de enfermagem.
Após o anúncio da morte, muitas pessoas lamentaram a perda nas redes sociais. Vários fieis já foram até a igreja prestar o a última homenagem ao arcebispo emérito. A emoção tomou conta das pessoas. "É uma perda muito grande. Perdemos uma pessoa que foi ícone da nossa igreja. Ele tinha um amor por Belém", afirma uma fiel.
A Prefeitura Municipal de Belém decretou luto oficial de três dias. Os órgãos da administração, que possuem dispositivos com bandeiras nas partes externas dos seus prédios, terão a bandeira de Belém hasteada a meio mastro.
Trajetória
Dom Vicente Zico nasceu em 27 de janeiro de 1927 em Luz, Minas Gerais. Ele foi nomeado arcebispo coadjutor de Belém pelo papa João Paulo II em 1980, exercendo o cargo até 1990, quando sucedeu Dom Alberto Ramos por causa de sua aposentadoria aos 75 anos.
Dom Zico renunciou a arquidiocese em 2002. Sua renúncia foi aceita em 2004, quando foi nomeado arcebispo emérito. Dom Zico acompanhou o trabalho dos arcebispos Dom Orani João Tempesta, que o sucedeu na arquidiocese de Belém, e Dom Alberto Taveira, que ocupou o cargo após Dom Orani ser nomeado cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro.
"Os dons que Dom Vicente Zico recebeu de Deus serviram como canal da graça para tantas pessoas no decorrer de sua vida. Ele foi um autentico servidor do Evangelho de Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pela sua vida e vocação, pelo seu sim e serviço à Igreja, como homem de Deus testemunhando, com alegria, a sua fé! Rezemos pelo seu descanso junto de Deus", comentou Dom Orani João Tempesta.