Não fique pelo caminho; veja dicas para encarar romarias do Círio de Nazaré


Cuidados com a alimentação e o preparo físico são fundamentais nas romarias (Foto: Divulgação Hapvida)Romeiros do Círio de Nazaré acompanham a procissão
Participar do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é, sem dúvida, uma experiência inesquecível. Mas acompanhar as romarias é tarefa árdua que, além da fé, exige preparo físico e alimentação adequada para evitar problemas de saúde.
A demonstração de fé nas romarias - entre elas a principal procissão no segundo domingo de outubro - exige condicionamento físico e roupas adequadas. É importante selecionar a alimentação e cuidar da hidratação ao longo dos percursos, pois o cansaço aliado ao calor que faz na capital paraense é um verdadeiro teste de resistência. Porém, para quem passar mal devido ao calor, caminhada ou alimentação, o Hapvida reforçará as emergências. “Estamos prontos para receber quem precisar de cuidado”, afirma a diretora do Hospital do Hapvida, Layr Maia, Jamile Gondim.
“É indicada a ingestão de carboidratos complexos como pão e arroz integral”, diz a nutricionista do Hapvida, Lorena Begot. Os carboidratos complexos são as primeiras fontes de energia e devem ser consumidos antes e nos dias das procissões. Segundo ela, nos dias das romarias, deve-se aumentar o consumo de legumes e verduras, fazer lanches leves e abusar da hidratação com água ou sucos. “Esse conselho vale para quem faz corridas e caminhadas de longa duração. Como todas as romarias têm longos percursos, vale a dica”, diz a nutricionista. Também estão liberados o gel de carboidrato, que é febre em Belém, e as barrinhas de proteína.
Preparação para a “corda”
Um dos símbolos do Círio de Nazaré é a corda da promessa, concorrida pelos pagadores de promessas à padroeira e que exige preparação extra por conta do grande esforço e do grau de dificuldade. A corda possui cerca de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos de puro sisal torcido, que requer maior sacrifício físico e emocional.
“Quem for acompanhar o Círio na corda precisa de alimentação com carboidratos complexos, suco e café com leite, mas nada pesado para evitar a hipoglicemia de rebote”, explica Lorena, referindo-se ao que acontece quando se exagera no café da manhã antes de realizar grandes esforços.“Quando a pessoa ingere grandes quantidades de açúcar e, em seguida, faz muito esforço, o organismo manda muita insulina para processar o açúcar em excesso, causando mal- estar, suor frio, enjoo e até desmaio”, explica. Portanto, o romeiro que acompanha o Círio na corda deve evitar excessos alimentares antes.
Os devotos precisam ter cuidado com as bebidas isotônicas, consumidas pelos amantes de exercícios físicos e frequentadores de academias. “Os isotônicos em excesso podem causar desconforto gástrico devido à ingestão de potássio, por isso é preciso ter cautela”, diz. Toda caminhada de mais de uma hora, aconselha a nutricionista, precisa de hidratação durante todo o percurso. Depois das procissões, são recomendados pratos leves, saladas e proteína.
Romeiros do Círio de Nazaré acompanham a procissão (Foto: Divulgação Hapvida)Cuidados com a alimentação e o preparo físico são fundamentais nas romarias
Calor e clima úmido
Por conta do clima quente e úmido de Belém, é importante usar roupas leves (de preferência de algodão) e evitar jeans, aconselha a fisioterapeuta do Hapvida, Regiane Azancot. O calçado mais indicado é o tênis. Além disso, o uso de bonés e chapéus também é aconselhado para se proteger do sol. Ela ressalta, ainda, a necessidade de um bom condicionamento físico. Mesmo para quem é sedentário, é fundamental o alongamento antes e depois das procissões. “É bom caminhar, fazer exercícios leves e ir preparando o corpo para participar das romarias”, explica.
A fisioterapeuta destaca, ainda, a necessidade de cuidar do corpo e da fadiga após as procissões. “Os romeiros devem fazer escalda-pés pra relaxar a musculatura das pernas e alongar para evitar lesões”, sugere.
Romarias
A principal procissão do Círio de Nazaré, que será realizada na manhã do dia 12 de outubro, tem quase 5 quilômetros de extensão e reúne 2,3 milhões fieis nas ruas de Belém. Além dela, há várias outras romarias que marcam uma das maiores celebrações religiosas do Brasil. Por isso, os cuidados com a alimentação e o condicionamento físico são fundamentais para deixar esse momento de fé ainda mais especial
.
G1-PA