"Relato de um certo Oriente" é tema de conferência do escritor Milton Hatoum na Feira do Livro

alt
Milton Hatoum finalizou o seminário “Um certo Milton Hatoum” com Conferência “Passagens para um certo Oriente”, no Auditório Eneida de Moraes. Após o público ter prestigiado as falas de Amarílis Tupiassu, Pedro Galvão e Lília Silvestre Chaves com palestra, mesa redonda e leitura de trechos das obras de Hatoum, o escritor falou sobre sua obra.
“É difícil falar sobre seu próprio trabalho”, inicia a conferência sobre o livro Relato de um certo Oriente,o qual, representa para Milton um “acerto de contas com o passado, dificilmente teria escrito se não tivesse saído de Manaus”, revela o escritor.
Um dos destaques de Relato de um certo Oriente é o fato de ter uma narradora, que segundo o autor, representa a personagem árabe Sherazade, além de homenagear a forte presença feminina na família dele.
Hatoum fala sobre as atividades da leitura e da escrita, afirmando que para ambas, é preciso tempo longo de dedicação e paixão, revelando o sua relação com a literatura, “eu espero que a literatura não acabe, eu espero que o livro não acabe. Não tenho nada contra a era digital, mas eu sou apaixonado pelo livro-objeto”.
O amazonense reuniu em sua conferência um público diversificado, contando com estudantes, professores, pesquisadores e escritores. Nesta segunda-feira (1), a programação no auditório Eneida de Moraes segue com o seminário Leitura Vestibular Uepa 2014, a partir das 15h. Confira a programação completa no www.feiradolivro.pa.gov.br    

Fonte: Secult