Literatura amazônica em debate
Com o objetivo de formar novos leitores da literatura produzida por autores paraenses, o Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza hoje a segunda edição do evento Recepções das Poéticas Amazônicas. A atividade faz parte do Programa de Extensão Poéticas, Saberes e Educação na Amazônia.
O programa toma como referência analítica os estudos de recepção e do discurso para compreender como os leitores recebem as obras literárias. Nesta edição, os autores estudados serão Antônio Tavernard, Dulcinéa Paraense, Antônio Moura e Nazareno Tourinho.
Para o coordenador do evento, professor Denis Bezerra, trata-se de uma oportunidade de divulgar a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, valorizá-la e aproximá-la do público, assinalando sua importância para o cenário literário nacional e internacional. “Essa nomenclatura marca a inclusão dessa produção na literatura brasileira, que esqueceu e ainda esquece nossos autores. Basta ver os livros e pesquisas sobre a literatura brasileira, neles aparecem alguns nomes, poucos nomes. Somente aqueles, que, por algum motivo, conseguiram um destaque na cena nacional”, afirma.
Antônio Tavernard é um poeta do início do século XX, que traz em sua obra o amor, a morte e a esperança, com traços de inspiração romântica e simbolista. Dulcinéa Paraense é uma poeta do modernismo paraense. A autora já foi homenageada pela XV Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada em 2011, tendo o lirismo como o fator de atração dos leitores.
Antônio Moura é um poeta contemporâneo, com grande destaque na cena nacional, visto como um dos melhores poetas brasileiros da atualidade. Seu trabalho se destaca pela revelação de realidades amazônicas, com trabalhos traduzidos para outras línguas.
Nazareno Tourinho é dramaturgo e membro da Academia Paraense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 2 desde de 1969. Tem uma grande produção de obras dramáticas que estão sendo remontadas por grupos de Belém, como Severa Romana.
Fonte: Orm News
Post a Comment