Coluna Leitura Dinâmica - Homenagem Póstuma à Terezinha Souza



 
O Legado de Terezinha
Educadora, dotada de responsabilidade social e bravura em favor das causas nobres, cidadã exemplar que deixa seu nome escrito com letras douradas nas páginas da história de Capanema. A comunidade educacional de Capanema está enlutada e a outra parte da sociedade, sentida com a perda dessa Grande Mestra.

A Luta de Terezinha
Muitas vezes ela foi "comissão de frente" em manifestações para buscar seus direitos e os de seus pares na educação, empunhando a bandeira humanitária, usando sua voz em favor das pessoas de bem, sobretudo aquelas insatisfeitas com a falta de reconhecimento. Tudo isto pode ser inserido na folha de serviços prestados, não somente à educação, mas também no combate as "desigualdades sociais".

Terezinha e a Política
Defensora dos interesses das classes de profissionais da educação, ela se filiou no PT, agremiação partidária por qual disputou eleição para o cargo de prefeita de Capanema, pontapé inicial de uma bandeira de luta que se estendeu por longos anos e está inserida em sua biografia.

Terezinha Cidadã
Em determinados momentos, essa Capanemense de fibra foi interpretada de forma errônea por "gritar" pelos menos favorecidos, quando na realidade ela fazia sem precisar buscar favorecimento próprio. Fazia tudo por amor ao próximo e pela cidadania.

Nos movimentos sociais
No ano de 1966, aliada a um grupo de jovens que formavam o TCL, Teresinha deu início à decoração de Corpus Christi nas ruas de Capanema, incentivada pelo telecista, que recebeu na ocasião, apoio de Frei Hermes Recanatti.

No movimento Sindical
A formação acadêmica de Terezinha, era de professora, como ela gostava de ser tratada, - entretanto, além de lecionar ela ganhou também a condição natural de líder, recebendo apoio de seus colegas e tomou a dianteira para instalar em Capanema o Núcleo do SINTEP-Sindicato Patronal da Educação.  Até seus últimos dias, Terezinha lutou pelo bem comum dos educadores, legado que ela deixa para muita gente.

Fora do País
Depois de aposentada, conheceu vários países em excursões, mas foi no Timorlest que ela desempenhou serviços voluntários de evangelização, juntando-se a um grupo de brasileiros para desenvolver atividades dessa natureza.



Nas Letras

Além de tudo o que fez na função de professora, ela reuniu pensamentos ricos em retóricas, editando um livro contando acontecimentos que marcam a história de Capanema a partir da colonização, estendendo-se até a modernização. Tive o privilégio de contribuir com algumas sugestões para a elaboração dessa obra didática que é o livro de Terezinha. Sugiro para que o mesmo patrocinador do livro, possibilite a reedição da obra como forma de homenagear a professora Terezinha de Jesus Souza.