PRÊMIO LITERÁRIO DALCÍDIO JURANDIR 2013 DIVULGA VENCEDORES


         O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe na edição de ontem o resultado do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2014 promovido pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. O concurso recebeu cerca de 200 obras de autores paraenses e nacionais.
Essa é a quarta edição do edital literário que premia obras inéditas e escritas em língua portuguesa nas categorias: conto, crônica, poesia – essas três voltadas somente para autores paraenses ou residentes no Pará há mais de cinco anos - e romance – categoria de âmbito nacional.
         Na categoria Romance o 1º lugar foi para a obra ”Naho” de Francisco de Canindé Guimarães Pimentel e a Menção Honrosa foi para a obra “De volta ao Porão” de Wilker Luiz Almeida Silva. Na categoria Conto o 1º lugar foi para a obra “Ovo de Osga” de Ailson Braga da Silva e a Menção Honrosa para “Aconteceu na Beira do Rio”, de Antônio Evandro Pessoa de Oliveira.
         Na categoria crônica a obra vencedora foi “Tempo de Crônica”, de Max Reis; e a Menção Honrosa para a obra “Intervalos”, de José Antonio de Souza Neto. Na categoria poesia a obra vencedora foi ”Ser não Sendo” de Airton Souza Oliveira e a Menção Honrosa para a obra: “Outono”, do autor Marcio Galvão.
Em cada modalidade, a obra vencedora será contemplada com uma tiragem de mil exemplares além de premiação em dinheiro: serão R$ 5 mil para o primeiro lugar na categoria Romance; e R$ 3 mil para as categorias Conto, Crônica e Poesia. No caso da Menção Honrosa, a obra escolhida receberá os mil exemplares de tiragem, sem a premiação em dinheiro.
         Dos 1.000 exemplares das obras vencedoras, 600 exemplares ficam com o autor e 400 são enviados a diversas bibliotecas paraenses pertencentes ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, possibilitando uma divulgação da literatura premiada para todo o Estado. O resultado do edital literário também pode ser acessado no Portal da Fundação Tancredo Neves (www.fcptn.pa.gov.br).