Que a Paz esteja com todos




Fazer o bem sem olhar a quem é frase que precisa ser escrita com letras garrafais e divulgada em todos os meios cabíveis, pois quem faz o bem prega a Paz. Faz algum tempo que os casos de violência aumentam as estatísticas e assustam os moradores de Capanema, cidade com tradições ordeiras que não consegue conviver com tantos apontamentos no livro de ocorrências policiais, constando crimes de modalidades diferentes. As famílias perderam suas liberdades de se reunirem em locais públicos, por causa da violência que amedronta e até as conversas em frente das residências, deixaram de acontecer. A liberdade do cidadão é cerceada pela invasão de infratores que portam armas de todos os tipos, fazendo vítimas a torto e a direito.
Os crimes praticados pelos infratores, são em sua maioria, ousados e a violência brutal aparece como principal elemento para desafiar o setor da segurança pública. As autoridades policiais, procuram meios para fazer  operações ostensivas, mas são dribladas quando se reúnem para suas missões, uma vez que os criminosos, usam de suas “inteligências”, procurando setores que pouco tem a presença dos agentes  da segurança pública. A sociedade civil, quando tem vez e voz, procura condições para reivindicar com frases de efeito que pedem providências. Encontros para discutir os interesses da comunidade em ter segurança mais eficiente, servem de opções para que os comandos façam seus projetos, baseados no que pede a população.
Sugestões precisam ser acumuladas, todavia, ouvir o brado de quem sofre as consequências torna-se medida preventiva para que o setor segurança pública seja estudado e então, a teoria se una a prática. As críticas construtivas, rendem resultados, mas em determinados momentos, os criticados se colocam na condição de injustiçados, porém , unir o útil ao passo produtivo é medida mais coerente. Para que a cidade de Capanema respire ar mais puro, necessita de tratamento eficaz, pois o paliativo não acrescenta dividendos que favoreçam o bem estar social. Todos os segmentos precisam unir forças para que as notícias desagradáveis fiquem longe e o convívio social fortaleça as ações de Paz, pois só assim teremos uma sociedade justa, fraterna, agregada, harmoniosa e igualitária. Glória a Deus nas alturas,  Paz verdadeira aos homens e mulheres de boa vontade que querem dias melhores para a querida cidade de Capanema.  (PV)

*Editorial da edição 502  do Jornal de Capanema