Meu encontro com os eobenos

O Jornal de Capanema e o site Capanema News, deram destaque para minha participação na escola Oliveira Brito (EEOB), quando conversei com a turma do professor Solon, contando minha história de escritor, poeta e militante da imprensa capanemense. Abaixo a reprodução da matéria. (PV)



Paulo Vasconcellos faz  palestra na Escola Oliveira Brito




         Semana passada as escolas da Rede Estadual de Ensino, promoveram  o “Pacto pela Educação”, ocasião em que foram apresentados meios solucionáveis para as dinâmicas em sala de aula, sendo que as direções das escolas convidaram pessoas da comunidade capanemense para motivar através de seus conhecimentos. O poeta, escritor, jornalista e radialista Paulo Vasconcellos, foi convidado pela direção da Escola Oliveira Brito, para contar sua história de defensor da cultura, proferindo palestra aos alunos do 1º Ano do Ensino Médio, turma 701, na disciplina lecionada pelo professor José Solon Martins. O encontro de Paulo com os estudantes, aconteceu na tarde de terça-feira 21, no auditório da escola, quando o profissional da comunicação expôs parte de sua trajetória, como militante da imprensa há mais de 25 anos, assim como falou de suas obras literárias que lhe deram credenciais para ocupar a Cadeira Nº 5 da Academia Capanemense de Letras e Artes.
         Ao chegar na escola Oliveira Brito, o convidado foi recebido pela diretora, professora  Elisângela Oliveira, pela vice-diretora, professora Cristina Reis, pela pedagoga Sílvia Resueno e por professor Solon Martins, além do professor Benedito Oliveira. Atentamente, os alunos acompanharam as palavras destinadas por Paulo, voltadas para o incentivo a todos, sobretudo no que diz respeito ao futuro de todos a caminho da universidade, foi uma das pontuações da conversa, onde os avanços ganharam destaque, pois o município de Capanema, está bem servido de instituições de Ensino Superior, mas ainda carece de investimentos nas opções de novos cursos. Ao comentar sobre o encontro, Paulo disse estar imensamente satisfeito, por ter sido recebido de forma honrosa, tantos pelos profissionais da educação de serviço no EEOB, como pelos estudantes que deram demonstrações  de interesse pelos assuntos abordados. “É bom trocar ideias com os jovens, destinando palavras de otimismo para o futuro, pois a educação é o marco principal para a formação do cidadão”, comenta PV, que acrescenta ainda: “Foi aqui no EEOB, que recebi graduação científica (hoje Ensino Médio) e por isso, continuo torcendo pela grandeza da escola que ainda está comemorando 51 anos de atividades, festejados no último dia 18”, complementa.
Mais uma vez, Paulo Vasconcellos é convidado para dialogar em sala de aula, contando sua experiência de defensor da cultura capanemense, não somente como artista, mas também como integrante da área produtiva, por sempre apoia eventos do gênero. Ao estender os agradecimentos, Solon Martins, professor da turma, afirmou ter ficado emocionado e agradecido pelo comportamento exemplar dos alunos, todos demostrando interesse, por tudo o que foi abordado, a partir do currículo de PV, até os assuntos sobre cidadania, que certamente foram esclarecedores. “Em nome da direção da escola, da turma e em meu nome, agradeço a  gentileza e o atendimento do nosso convidado, por ter proporcionado importante momento para todos nós”, expressão feita por professor Solon.































Textos e fotos: André Mello
Edição Dyah Sousa