Os avanços da Educação e as prioridades que precisam ser definidas
P de ponto, V de Vista - Por Paulo Vasconcellos
Avançar para que a educação continue no top das prioridades e necessidades, reflete a vontade de cada cidadão em encontrar meios possíveis de pluralizar em setor que tem a responsabilidade de nortear a formação intelectual progressiva. Quando falamos em educação, buscamos nossa origem familiar, pois é na família que tudo começa. Então, para se ter uma educação qualificada, precisamos contar com a institucionalização a partir das metas que são inseridas no contexto geral. Na escola, as instruções encabeçadas pela alfabetização, começamos a entender o que significa a educação propriamente dita.
Destinar questionamentos sobre educação, coincide com os conceitos básicos da cidadania, sobretudo nas conquistas almejadas, inerentes as regras existentes na qualidade de cada ensino. Muitas filosofias são destinadas quando se trata de educação e então, Paulo Freire afirma que “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”, realidade que precisa ser dita e escrita várias vezes. Podemos perguntar uns aos outros o significado real da palavra educação, mas certamente vamos nos deparar com algumas dúvidas ou até desconhecimento e então, sendo assim, o dicionário nos auxilia com a exatidão do termo: Conjunto de normas pedagógicas tendentes ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito; Conhecimento e prática dos usos da gente fina; Instrução, polidez, cortesia. São sinônimos que sintetizam a palavra educação, indicando a formação de cada indivíduo, dependendo das oportunidades que ele possa ter.
Os efeitos da educação prioritária são permeados por ações quantitativas e qualitativas que redundam na qualidade do aprendizado, percebida pela moldura avançada, traduzida na divisão dos ensinos público e particular, opções validadas por instrumentos capazes de modificar a segmentação, dependendo da necessidade. Os fatores que centralizam fórmulas eficazes dos conceitos básicos da educação no Brasil, podem até ser considerados como limitados, entretanto, a motivação serve como detalhe primordial na abrangência das graduações.
Ainda no que diz respeito as questões motivacionais, credenciar o cidadão para que ele possa difundir a educação em todos os aspectos, significa somatória de compromissos e então, as afirmativas se enquadram nas fórmulas que avançam e subsidiam os setores educacionais em diferentes pontos. A retórica está sendo direcionada a educação e para que o foco não seja destinado a outros centros, colocamos em tese os avanços que estão acontecendo no município de Capanema, esquecendo-se as práticas da política ou politicagem, encontrando meios que reconheçam o crescimento da Educação Superior, principalmente, com a definição do Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), assim como o caminhar da Universidade Federal do Pará UFPA, instituições estabelecidas no município, com domicílios reconhecidos, faltando apenas alguns detalhes para o aumento da clientela universitária.
Incrementos devem ser adicionados à força de vontade, porque a educação priorizada, engrandece os níveis que ela sustenta e os passos representados por significativos acúmulos de vantagens, referenciam a polarização de Capanema, fato que pode ser considerado natural, pela situação geográfica do município. De nada adianta festejar os avanços se não houver conscientização do que está sendo feito, mas a mobilização política se encarrega de buscar conquistas de dividendos que muitas vezes entram na linha do esquecimento. Todavia, mensurar a grandeza da educação, dentro de um polo territorial que promete avançar ainda mais, sintoniza o ensino superior como ponto de equilíbrio para a formação de cidadãos pertencentes a todas as classes sociais. Os festejos ficam a critério e a modernização do sistema de educação, consiste nas definições concretas com a setorização de todas as esferas do ensino, quer no quesito público ou na iniciativa privada, tudo pela socialização pertinente ao que representa a educação para os provedores de várias camadas sociais.
Discutir educação requer perícia e as frases dedicadas devem ser apropriadas, conforme citações filosóficas de alguns letristas, como é o caso do maior defensor da psicanálise Sigmund Freud que explica: “A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos”. Outros pensadores sintetizam em frases correspondentes a cada situação e um deles, Albert Einstein, escreveu: “Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou”.
As nuances a serem estudadas em favor de reforços no setor da educação, priorizam manifestos para que os resultados sejam satisfatórios e então, criar frases que envolvam adjetivos suficientes, enriquece textos que expressam sentimentos e comprometimentos. Então, as frases a seguir, mostram que a educação é instrumento com grandiosidade de poder dar ao cidadão, aspectos futuristas com a certificação positiva em todos os casos. Frases para serem ditas e escritas: “A intelectualidade é um dos caprichos da educação”, “A competência credencia o cidadão a tomar nobres atitudes” , “As virtudes de uma pessoa não são reconhecidas apenas por seus gestos e atos, mas especialmente por seu belo caráter e educação”.
**O autor é poeta, escritor, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA), Titular da Cadeira nº 5.
|
Post a Comment