Exposição de Arte Sacra será mostrada em Capanema




Os 400 anos de evangelização da missão dos capuchinhos no Brasil e no Maranhão vão ser mostrados em uma exposição em Capanema. Essa é a primeira vez que as peças do museu dos capuchinhos vão sair do Convento da Igreja do Carmo em São Luís (MA) para serem expostas em outro Estado.

Com o tema “Memória, Presença e Carisma”, a Mostra Itinerante ficará na cidade de Capanema no período de 16 de maio até o dia 02 de junho. As peças já estão sendo cuidadosamente embaladas para serem transportadas. Durante a exposição à curadora do Museu, Iraci Soares ficará responsável de acompanhar os visitantes.

Frei Rodrigo, fundador e diretor do museu, diz que a exposição é uma forma de reviver a presença desses missionários em terras do Brasil, nos Estados do Maranhão, Pará e Amapá. “A exposição mostra através das peças que serão expostas um pouco da história desses frades que por aqui passaram e deixaram suas marcas”. Para ele, a exposição itinerante dará oportunidade para as pessoas que nunca puderam ir ao Museu dos Capuchinhos em São Luís de saberem um pouco mais sobre esses bravos missionários nesses 400 anos de presença no Brasil e no Maranhão.


Museu do Carmo - O museu foi inaugurado em 27 de julho de 2007 e conta com mais de duas mil peças catalogadas. Para Frei Rodrigo, a exposição permite a união entre a sensibilidade, a arte e a história.”O resgate das obras já teve o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também foi inserido no Guia dos Museus Brasileiros”, completa.

                                   
                            

Daniela e Iraci Soares - curadoras do Museu dos Capuchinhos




Fonte: Blog de Frei Rodrigo