Escritor Djalma Mello, homenageado pela Academia de Letras



Em sessão solene, realizada na noite desta segunda-feira, a ACLA – Academia Capanemense de Letras e Artes , fez homenagens de saudade ao escritor, fundador e incentivador da entidade, Djalma Durval de Mello, com menções honrosas em discursos proferidos pelos acadêmicos presentes. Foram momentos de reconhecimento a um homens considerado  como um dos esteios da ACLA, reconhecido pela comunidade Capanemense por seu trabalho literário que tanto tem contribuído com os setores da educação e da cultura.

O livro “O Barão de Capanema”, por exemplo, serve de fonte de pesquisas para estudantes, por conter pontos importantes da história de Capanema. Ao se pronunciar, o ex-presidente da ACLA, escritor Beto Buarque, justificou a importância de Djalma, tanto para a Academia, como para a cultura capanemense, considerando o amigo Djalma como  um dos brilhantes historiadores do município e da Região. Familiares de Djalma Melo, tais como: Deliane (viúva), Dilma e Denise  (filhas), Djalminha e Jaqueline (netos), Victor Lorran (bisneto), receberam as homenagens, correspondentes ao prestígio que o escritor tem perante aos seus confrades. 
Todos os acadêmicos falaram de Djalma, construtor de um acervo de valor incalculável de obras literárias, além de arquivos de outras benfeitorias culturais. A acadêmica Madalena Oliveira, atual presidente da ACLA, durante a sessão, tornou pública a vacância da Cadeira número 2, pertencente a Djalma Mello, para posterior ocupação. Além das menções honrosas a Djalma, a ACLA também apontou em seus registros, o reconhecimento valoroso para um dos idealizadores e fundadores da entidade. Foram momentos de saudade misturados ao fator contribuinte que o pernambucano, Cidadão  de Capanema, ativista politico e historiador nato, Djalma Durval de Mello prestou durante os 50 anos que morou em Capanema, na terra que tem origem nordestina, matas  verdejante,  hospitaleira, mesmo que tenha características de “mato cinzento”.
O escritor Djalma, além de acadêmico, vereador, articulador político, recebeu o título honorífico “Barão de Capanema”, a maior graduação concedida pelo Poder Legislativo do Município.
Durante a sessão solene, familiares do homenageado, fizeram agradecimentos pela atitude tomada em destinar momento especial. Os que se pronunciaram, acrescentaram ainda que o nome de Djalma Mello ficará gravado na história da Academia de Letras, por tudo o que ele fez para a fundação de uma entidade fomentadora da arte e da cultura. 


Texto: Paulo Vasconcellos
Edição: Dyah Sousa