Em Capanema: Beneficiários do Bolsa Família fazem aglomeração em frente a Agência da Caixa






Início da noite de sábado, movimentos diversos na cidade, atenções voltadas para o que acontecer. Em poucos minutos, uma aglomeração de pessoas chamou a atenção, pois algo de anormal estava acontecendo. O movimento aumentava e as informações eram de que o Governo Federal havia bonificado os beneficiários do Programa Bolsa Família, fato que causou muita correria. Não havia ninguém para dar informação concreta, mas alguns bolsistas conseguiram sacar quantias em dinheiro no serviço automático da Agência da Caixa Econômica Federal, localizada no centro de Capanema. O repórter fotográfico do Jornal de Capanema, Alex Cunha,  ao passar pela Barão de Capanema, se assustou com o movimento e a presença de uma ambulância e  guarnições da Polícia Militar, aguçou a curiosidade de todos.



As informações eram desencontradas e o povo não parava de chegar, sob a alegação de que o Programa Bolsa Família corria o risco de ser extinto pelo governo Federal. Os meios de comunicação da cidade, tentaram informar, mas não havia posição concreta do acontecimento, dificultando que fossem feitas as notícias. De acordo com o que foi apurado pela reportagem do JC, algumas pessoas sofreram mal estar, recebendo atendimento de terceiros e a aglomeração continuava. As horas foram passando e o número de pessoas aumentava e só depois de tentativas frustradas é que houve dispersão, pois o saque eletrônico rejeitava algumas tentativas de operações. Na manhã de domingo, o gerente da Agência da Caixa, em entrevista na Rádio Educativa, informava que alguém teria usado de má fé e jogado na internet boato sobre a tal bonificação, motivo que causou tanta correria.
O Ministério do Desenvolvimento Social, publicou Nota na imprensa, desmentindo o que estava sendo massificado, afirmando o compromisso do Governo em manter o Bolsa Família e que a Polícia Federal está procurando meios para descobrir de onde partiu a informação  do falso bônus do Programa Bolsa Família. Acalmados os ânimos, a cidade voltou a rotina e a frustração ficou como lembrança para quem saiu de sua casa e foi tentar sacar o dinheiro que não passou de falsa informação. Então, mais uma vez, ficam as lições de que boato não é notícia.



















Texto: Paulo Vasconcellos
Edição: Dyah Sousa
Fotos: Alex Cunha