Olhando Belém pela prosa e cantada em versos



Ainda estamos o aniversário de Belém e motivado por tudo isso, escrevi o texto aqui postado para saudar a bela e morena cidade das mangueiras. (PV).


Belém-Pará-Amazônia-Brasil

O Pará desponta com grande pujança, destacando-se por suas riquezas e a época da borracha é lembrada por quem conhece a história deste imenso território em que moramos. A porta de entrada da Amazônia é Belém, considerada como a Grande Metrópole, rica em tradições que fazem parte de histórias contadas, lendas escritas e contos narrados. É a Belém do Grão-Pará , descoberta por Francisco Caldeira Castelo Branco no ano de 1616, emancipada por desbravadores, em sua maioria de origem portuguesa e abençoada pela a Virgem de Nazaré, encontrada pelo caboclo Plácido às margens de um riacho que já nem existe mais.
Para os artistas, cantar Belém, considera-se facilidade, pois as frações poéticas se postam com fluência, capacitando quem se destina a cultuar a Bela Cidade das Mangueiras, plantada no relevo Guajarino, terra cabocla e de imortal destino. As mangueiras ainda representam as ricas florestas, que são marcos do Pará, que simbolizam a Belém de outrora, com suas ruas estreitas e árvores frondosas, fatores pontuais de uma cidade aconchegante, calorosa e de povo acolhedor. A poesia determina que os encantos de Belém sejam decifrados de acordo com as origens e uma dessas origens coincide com nomes de grandes vultos, entre eles, denominações indígenas, conforme mostra o mapa de algumas ruas, travessas, avenidas, além de bairros.
As tradições não confundem em seus diversos ângulos, mas chamam a atenção por se misturarem a alguns adjetivos clássicos, usados por quem escreve e declama sobre a cidade, verdadeiramente influenciada pela força Guajarina. Nos 397 anos, comemorados neste 12 de janeiro, podemos acrescentar muitos  itens que representam a evolução de Belém, esquecendo-se tudo o que não foi conquistado até agora. Motivado pelo senso poético, recorro aos versos e prosas para também dedicar meu sentimento de afinidade com a cidade de Belém, pois foi nesta bela cidade que meu pai, Waldemar Vasconcellos deu seus primeiros passos. Por essa e por outras razões, tenho Belém, como fonte inspiradora para escrever sobre sua identidade não só com os belemenses, como também os parauaras, independentemente de citações das naturalidades, alvos de discussões sobre as nomenclaturas. Isto é o que menos importa, pois Belém do Pará sintetiza tudo o que ela transmite para seus moradores, como também para aqueles que apenas a visitam.
Introduzir retóricas pluralizadas sobre Belém é sustentar amparos para continuar com a sensibilidade acentuada, ocasionando multiplicações na afinidade e na alto estima de quem mora ou nasceu na cidade. Em tempos atrás, Belém era conhecida apenas como ”Cidade das Mangueiras”, depois vieram outras denominações, sendo que hoje no limiar do Século 21, desenvolveram-se vértices fluentes, somando-se as influências dos portugueses, turcos, libaneses e muitos outros que aportaram em Belém e nunca mais arredaram o pé.
Para que haja consciência naquilo que particularmente estou dedicando a Belém, prefiro entrar na linha que culmina com a alegria de festejar os 396 anos da cidade, com retórica composta de padrões e refrãos, mesmo não se tratando de um texto que tenha intenções musicais. Com essa dissertação, posso cantar os versos, contar as prosas, unir as rimas, ligar os sonetos e até versejar, que traduzo minha alegria de escrever e falar sobre Belém do Pará. 

*O autor é integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes, titular da Cadeira nº 5. 


Apoio Cultural