Em Capanema: Procissão de Corpus Christi mobiliza a comunidade
A coordenação de Corpus Christi está fazendo a divulgação do evento em toda a imprensa e também em vários setores da comunidade, reforçando para que o 36º ano de realização, seja marcante e bastante frequentado por pessoas de todas as classes sociais. A programação Eucarística está sendo cumprida pela Paróquia, as ruas por onde vão caminhar os fiéis , estão sendo preparadas e no centro da principal avenida, o banner é visto à distância, tudo acontecendo de acordo com o que foi planejado. Então, os trabalhos continuam intensificados e na próxima quinta-feira, 7 de junho, os católicos vão caminhar nas ruas de Capanema, junto ao Santíssimo Sacramento, no maior evento religioso e cultural realizado na Região Nordeste do Pará, considerado como Patrimônio de natureza Imaterial do Estado.
TEMA: A EUCARISTIA NOS FAZ SER COMO JESUS
Como Jesus, precisamos ser promotores da paz, da justiça e da vida verdadeira. Nossa presença no meio dos homens deve ter essa conotação. Tudo o que fazemos e somos deve ser no sentido de sermos testemunhas da vida escondida em Deus que experimentamos na oração.
Se vivermos concretamente a fraternidade, estaremos fazendo a maior e melhor pregação do Evangelho. Os apóstolos a experimentaram, não só entre si, mas, principalmente, por meio de um empenho por uma vida mais digna para seus irmãos.
O testemunho da possibilidade da fraternidade foi o melhor modo de pregar o Evangelho. Esse testemunho arrastou inúmeras pessoas: a cada dia, o Senhor aumentava o número daqueles que se contagiavam pela fraternidade efetivamente vivida pelos primeiros cristãos (cf. At 2, 47). A fraternidade evangélica não se resume à simpatia que temos pelas pessoas do nosso grupo. Ela extrapola esse parâmetro, abrange especialmente os pobres e os necessitados. E não poderia ser diferente, porque Cristo se identificou com os pobres (cf. Mt 25,31ss); definiu sua missão a partir da evangelização dos pobres (cf. Lc 4,18-19) e demonstrou a veracidade de seu Evangelho a partir de sua ação em favor dos pobres (cf. Lc 7, 21-22).
Quando falamos de pobres, não os estamos reduzindo somente ao grande exército daqueles que nada têm. É claro que os abrange de modo especial, mas estão incluídos também os doentes, os presos, os oprimidos, os marginalizados, os humilhados, os menores e as prostitutas, entre outros. Eis um grande campo para o nosso apostolado e um grande desafio para cada um de nós.
Deus nos dá sempre o que pedimos, desde que peçamos o que for melhor para nós. Por isso, a oração comunitária é poderosa, mas a caridade é mais poderosa, porque é a melhor forma de oração. A melhor maneira de permanecer em Jesus é pela Eucaristia.
Fraternalmente,
A Coordenação da Festa de Corpus Christi 2012
CARTAZ DE CORPUS CHRISTI 2012
O cartaz de Corpus Christi 2012, maior e principal meio de divulgação de uma das maiores festas religiosas do Pará, foi criado pelo jovem Anderson Reis, que se inspirou no vitral batismal do capanemense Jeová Barros. Tem a imagem do Ostensório colocado sobre uma montagem do vitralque se localiza no batistério da Igreja Matriz de Capanema. !mso]> gte mso
A peça, que orna os lares de milhares de capanemenses, foi concebida a partir do próprio tema de Corpus Christi 2012, “A Eucaristia nos faz ser como Jesus”, que trata da iniciação cristã, lema da nossa Diocese de Castanhal, que nortear os trabalhos pastorais deste ano.
A ideia básica do cartaz é simples mais profunda. Poderia resumir-se nas palavras do Documento de Aparecida. “No começo de sua vida pública, depois de seu batismo, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para se preparar para a sua missão (cf. Mc 1,12-13) e, através da oração e do jejum, discerniu a vontade do Pai e venceu as tentações de seguir outros caminhos. Esse mesmo Espírito acompanhou Jesus durante toda sua vida (cf. At 10,38). Uma vez ressuscitado, Ele comunicou seu Espírito vivificador aos seus (cf. At 2,33)”. (DAp. n. 149).
“Essa realidade se faz presente em nossa vida por obra do Espírito Santo, o qual também nos ilumina e vivifica através dos sacramentos. Em virtude do Batismo e da Confirmação, somos chamados a ser discípulos missionários de Jesus Cristo e entramos na comunhão trinitária na Igreja. Esta tem seu ponto alto na Eucaristia, que é princípio e projeto da missão do cristão. Assim, pois, a Santíssima Eucaristia conduz a iniciação cristã à sua plenitude e é como centro e fim de toda vida sacramental”. (DAp n. 149)
O processo de iniciação precisa de cristãos com os traços de Cristo, disponíveis para acolher, apresentar Jesus Cristo e dar as razões da sua esperança, capazes de acolhida, dialogo, partilha, familiaridade com a Palavra de Deus e vida em comunidade.
São 36 anos que o capanemense vive e realiza este evento religioso. Os grupos responsáveis pela ornamentação e preparação espiritual “vestem a camisa” para realizar a melhor festa e assim com seu trabalho árduo, simples, intelectual e talentoso, referendar seu amor e adoração ao Senhor Sacramentado.
Nesta festa, os católicos desta terra irmanados aos que aqui chegam dos municípios vizinhos bem como de outros estados Brasileiros reportam-se há mais de dois mil anos para celebrar o maior ato de fé que é a instituição da Eucaristia feita pelo próprio Jesus Cristo. É dada esta grande importância que os católicos: homens, mulheres e crianças varam a madrugada não importando as condições climáticas ou limitações físicas para confeccionar o grande tapete colorido e ornamentado todo o tapete por onde passará seu Senhor e Redentor. Esta é uma demonstração religiosa que maravilha os olhos e toca a alma dos que vem participar.
A Procissão de Corpus Christi é um evento singular no território paraense. Este espetáculo de fé e culto religioso se repete todos os anos, aumentando cada vez mais o número de fiéis que dele participa, de acordo com dados estatísticos cerca de 30 mil pessoas participam da Solenidade de Corpus Christi em Capanema. A Festividade de Corpus Christi é uma das mais tradicionais da liturgia católica. Em Capanema é de grande importância, pois a sua preparação é uma espécie de mutirão do qual participa toda a população nas mais diferentes faixas etárias e nível econômico e cultural. O povo expressa seus dons artísticos através da ornamentação do solo, nas faixas, nos painéis e no ribombar dos fogos. É uma expressão da fé através da arte que atrai romeiros para conhecê-los de perto e participar de sua festa solene, contribuindo no aspecto turístico, econômico e cultural, pois com seu advento se registrou considerável avanço na descoberta de artistas plásticos neste município. Seu nível de divulgação (rádio, televisão, roteiros turísticos e internet) extravasa as fronteiras do país, por torná-la conhecida não só em nível nacional, como internacional. Em 2012, celebramos 77 anos
(1935 - 2012) da criação da nossa querida Paróquia deNossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ao longo destes anos, caminhando com Maria, alimentados com o Pão da Eucaristia, nos deram forças na FÉ, VIDA E ESPERANÇA na missão. Servem a Igreja Paroquial os Frades Menores Capuchinhos, Frei Rodrigo Araújo (pároco), Fre Franchesco, Frei Manoel, FreiEzequiel, a Congregação das Irmãs do Preciosíssimo Sangue e centenas de leigos animadores e missionários atuando nos diversas comunidades, movimentos, serviços, pastorais e grupos jovens. Existe 23 comunidades urbanas e 33 comunidades rurais.
SHOW NACIONAL NA FESTA DE CORPUS CHRISTI
ARTISTA: DUPLA DDD - DOIDIN DE DEUS
Ambrósio e Grampulino são os Doidin de Deus (DDD), nordestinos do estado do Pernambuco com a missão de levar, de forma irreverente, a Palavra de Deus ao mundo. Donos de uma personalidade única, os “doidin” trazem em suas músicas de evangelização a cultura nordestina aliada ao humor.
A Dupla DDD está em atividade desde 2001 e faz parte da Comunidade Obra de Maria, cujo carisma é evangelizar com alegria. A dupla surgiu de uma brincadeira interna para animar a programação de uma rádio comunitária e que acabou virando caso sério, dando origem a um eficaz ministério de evangelização.
DISCOGRAFIA
A Dupla mais Doida do mundo lançou seu terceiro CD “O Jumento de Jerusalém” durante o Acampamento de carnaval da Canção Nova em fevereiro de 2012. Os Doidin de Deus têm três CDs gravados: Pirado por Jesus, Todo mundo DDD e Jumento de Jerusalém, os dois últimos lançados pela Canção Nova.
ITINERÁRIO – 1.300M (130M CADA TRECHO) – Igreja Matriz, Rua 02 de junho, Av. Barão de Capanema, Trav. Djalma Dutra, Rua D. Pedro II, Trav. Cesar Pinheiro e Igreja Matriz.
PARADAS PARA REFLEXÃO: Banco da Amazônia ½ Mundo do Real ½ Câmara Municipal ½ Prefeitura Municipal.
!mso]> gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 gte mso 9]> gte mso 10]> gte mso 9]> gte mso 9]>
Diário Oficial Nº. 31910 de 09/05/2011
GABINETE DO GOVERNADOR
LEIS, MENSAGEM E DECRETOS
Número de Publicação: 229669 –L E I N° 7.518, DE 5 DE MAIO DE 2011
Declara como patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial para o Estado do Pará, a Procissão Corpus Christi da Cidade de Capanema, e dá outras providências.
A AssemblEia Legislativa do Estado do Pará estatui e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° Fica declarada e reconhecida como patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial para o Estado do Pará, a Procissão Corpus Christi da Cidade de Capanema.
Art. 2° V E T A D O
Art. 3º V E T A D O
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO, 5 de maio de 2011.
SIMÃO JATENE
|
Post a Comment