Versos e Prosas de um Trovador



Aos Poetas com Carinho
O pulsar do coração, faz de mim um trovador que se sustenta sensivelmente, empolgando-se com os versos em estrofes que se transformam em verdadeiros poemas. Não consigo decorar minhas composições, mas confesso que me sinto emocionado quando ouço alguém recitar com exatidão, aquilo que escrevo,mesmo de improviso e para rimar, sempre que for preciso.
Hoje é um dia especial, em que comemoramos Castro Alves, poeta brasileiro que navegou pelas letras, até aprumar nas águas poéticas, seu imponente navio negreiro. De obra em obra, nós poetas, mostramos nossas rimas, transformando-as em prosas, sonetos, verbetes e até revelarmos afinidades que poderiam continuar ocultas. Hoje é dia 14 de março, os poetas estão em festa, a poesia está sendo cantada, a essência poética me fascina e quero abraçar todos os meus pares, desde aqueles que enchem o peito de ar para declamar, até os que apenas rabiscam pequenos trechos, que na realidade são fragmentos de poesias, que merecem ser lidos e ouvidos. Abraço todos os meus caros poetas amigos. Feliz Dia do Poeta !!!

Poeticamente Paulo Vasconcellos – Poeta Popular -  Integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes titular da Cadeira Nº5


HOMENAGEM AO DIA DOS POETAS

Poetas são seres mágicos que criam sonhos, tecem fantasias, inventam histórias. Doam-se ao mundo sem reservas, numa ânsia apaixonada de compartilhar os sentimentos que lhes povoam a alma. São feito bichos-da-seda, que se entregam vorazmente a fazer a sua textura. Falam todas as línguas. Conversam com as estrelas, com as flores, com a chuva. Falam com o sol, com as árvores, com os pássaros. Poetas se comunicam com toda a natureza.

Poetas sentem uma ansiedade contínua, que só se ameniza quando nasce um poema. Não qualquer poema. Aquele poema. O que lhes veio do mais profundo do seu ser. Que foi acarinhado, corrigido, enxugado, acrescentado. Aquele que fez o poeta atravessar noites sem dormir, rascunhando, amassando, lançando fora, resgatando. Que foi moldado como uma escultura, mãos em perfeita harmonia com as palavras, dedos encharcados do barro da inspiração.

Poetas parecem carregar nos ombros todas as dores e alegrias do universo. Sentimentos que só conseguem extravasar através de seus escritos. Quando sofrem, a dor é tão grande que sua obra sai lapidada, cristalina, sem arestas. Se felizes, expressam suas palavras com tanta alegria que contagiam de felicidade os corações. Sua magia é tanta que podem, com o alma destroçada, escrever poemas de pura felicidade. Estar cheios de alegria e criar poesias de profunda tristeza.

Poetas são as cigarras da literatura. Poetar é a sua música. É essa melodia em letras que lhes aquece o espírito, que lhes dá alento para seguir em frente quando os ventos são contrários. Poetas vestem a realidade de fantasia para fazer o mundo sonhar. Poetas aproximam amores, fortalecem amizades, eliminam rancores, conduzem à reflexão. Poetas são seres mágicos que iluminam os mais obscuros cantos da alma.

Autora: Dorcila Garcia