Colunas e Colunistas - A Opinião de Carlos Ferreira


Depois da 'maldição', camisa 9 do Leão tem candidato certo

 
Bruno Oliveira, uma aposta bem sucedida      

Em três meses e meio, o 'laboratório' de Sinomar Naves já rende os primeiros frutos ao Remo. Estão amadurecendo promessas como Thiago Cametá, Joãozinho, Alex, Allan Peterson, Betinho, Johnatan, Tardelly, Reis e Jaime. E vai emplacando o atacante Bruno Oliveira, autor de três gols em três jogos, contra Mãe do Rio, Tuna e Progresso de São Caetano de Odivelas. Pelos gols e pelas boas atuações, Bruno Oliveira vai convencendo a todos de que é uma aposta bem sucedida.       

Pernambucano de Recife, Bruno Araújo de Oliveira, com apenas 21 anos, além de jogador de futebol, também já foi maqueiro de hospital e já tem rodagem internacional como atleta. É nômade desde criança. Começou nas categorias de base do Grêmio de Porto Alegre, onde trabalhou com o preparador físico remista Carlos Rocca. Com 16 anos, já profissionalizado, transferiu-se para o Uruguai, onde passou cinco anos. Foi jogador do Defensor, do Central Espanhol, do Bella Vista e do Fênix. Veio para o Leão Azul numa aposta mútua. O Remo é a chance dele para se projetar no mercado brasileiro. Ele é a chance do Remo para a descoberta de uma solução barata. Pelo menos, depois de Marciano (13 gols em 2010 no Parazão e na Copa do Brasil), Bruno Oliveira é o primeiro a honrar a camisa 9 azulina, depois dos fracassos de Welington Silva, Rodrigo Dantas, Zé Carlos, Frontini, Bruno Ricardo, Ró e Finazzi nas duas últimas temporadas.      
                       

Série C só vai recomeçar em novembro        

Se o Rio Branco oficializar hoje a desistência do recurso na Justiça Comum, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ainda terá burocracia a cumprir ao longo de uma semana. Caso contrário, irá prevalecer a suspensão do grupo E (do Paysandu) por mais de 20 dias, até o julgamento da questão, que está entregue ao desembargador Ricardo Couto. Em qualquer hipótese, portanto, o campeonato vai recomeçar em novembro.         

Hoje, o presidente do Rio Branco, Natal Xavier, terá uma reunião decisiva com os advogados do clube e representantes do governo estadual. Autoridades do Acre vão participar da decisão, que pode ser mesmo de desistência da luta jurídica, diante da ameaça de punição do Rio Branco pela Fifa com exclusão de todas as competições regionais e nacionais nos próximos anos, por ter recorrido à Justiça Comum antes de serem esgotadas as esferas da Justiça Desportiva.          

Está descartada a hipótese de zerarem os pontos na possível volta do Luverdense. Se o clube matogrossense voltar, fará os seis jogos da fase, prevalecendo os 7 pontos em três jogos do CRB, 3 pontos em três jogos do Paysandu, 1 ponto em dois jogos do América de Natal.                          


Para Andrade, tempo providencial         

Embora tenha dito que só precisaria de uma semana para conhecer o elenco e implantar o seu sistema de trabalho, Andrade ganhou tempo providencial para uma leitura ampla e fiel da realidade que encontrou na Curuzu. Até o próximo jogo o time bicolor já deverá o perfil do novo comandante, com a missão de dar a virada no campeonato e conquistar o tão sonhado acesso à Série B.         

O mesmo tempo que ajuda também pode atrapalhar. É que o Papão sofre graves embaraços no ambiente do elenco por atraso de salários e pode agravá-los se não resolvê-los, ou pelo menos amenizá-los com urgência.                                                            


Uma rodada sem meio termo        

Quatro jogos, nenhum empate. Rodada sem meio termo na abertura da etapa intermediária do Parazão 2012. Como visitantes, São Francisco e Parauapebas deram os passos mais largos, ao vencerem em Castanhal e Abaetetuba. A Tuna fez a obrigação, mas teve uma vitória muito valiosa, considerando-se a cotação do Bragantino. O Ananindeua não apenas faturou três pontos diante do Sport Belém como fez saldo de gols, na goleada por 4 x 0. Fez também o artilheiro, Marlon, com dois gols.         

Foi apenas a primeira de sete rodadas, numa competição que ainda reserva grandes surpresas. Somente a partir da terceira rodada o campeonato vai começar a separar o joio do trigo. Amanhã, a abertura da segunda rodada com Sport Belém x Parauapebas, Abaeté x São Francisco. No sábado, Bragantino x Castanhal. No domingo, Tuna x Ananindeua.