Romeiros celebram Círio em homenagem a Senhora do Rosário





 
Os sinos da Matriz anunciavam o momento em que os católicos se reuniam para a celebração da eucaristia, na missa de abertura do Círio, em seu 10º ano de realização. Havia expectativa por parte dos romeiros que mais uma vez marcaram presença em uma procissão coordenada pela Paróquia, com o apoio de todos os setores. A missa celebrada por Frei Fábio Bernardo reuniu muitos fieis todos preparados para as reverências à Virgem Santa, que em sua berlinda decorada com flores naturais, aguardava o momento para se inserir na caminhada pelas principais ruas de Capanema.
      Frei Fábio acompanha as homenagens à Virgem Santa.  
  O sacerdote, ao encerrar a celebração da missa, conduziu a imagem da Santa até a berlinda e oficializou início do Círio, sendo que os romeiros entoavam cânticos, rezando preces para homenagear Maria do Rosário. Aos poucos os devotos iam se juntando e as homenagens eram feitas por onde a procissão passava. Alguns moradores do trajeto decoraram as fachadas de suas casas, de acordo com a representatividade do Círio e assim, lentamente a caminhada se estendia passo a passo. No trevo da Pedreira, a Comunidade de Santa Maria Gorete fez homenagens como acontece há vários anos. Da mesma forma, fizeram os integrantes da comunidade do Sagrado Coração de Jesus.
        A Caminhada passou pelo centro da cidade e as manifestações não paravam de acontecer, sendo que em frente a Prefeitura, a cantora Letícia Silvia também demonstrou sua devoção ao entoar músicas especialmente escolhidas para o momento. Na confluência da Travessa Djalma Dutra com a Rua Dom Pedro II, moradores repetiram gestos de anos anteriores, apresentando performance feita por duas crianças, idealizada pelo coreógrafo Celso Nascimento.
       Homenagens à Nossa Senhora emocionam a todos.
  Os romeiros caminhavam com satisfação e nas paradas observavam o que havia sido programado e na Praça Lions Clube, a queima de fogos contribuiu com a emoção de quem participava da procissão. Estava se aproximando o encerramento do Círio e os integrantes do Grupo Girassol, apresentou números musicais, no momento em que a berlinda passava em frente ao Anexo’s Restaurante. Os pagadores de promessas que estavam na corda, revelavam os motivos e a doméstica Ana de Nazaré, confessou ter recebido graças e resolveu se vestir de branco para caminhar e agradecer a intercessão de Nossa Senhora. Outras manifestações eram notadas, mas teve quem fizesse os agradecimentos, somente cantando e rezando.
        Carro dos marinheiros, tradição do Círio.
Os órgãos de segurança prestavam seus serviços, mas nada de anormal aconteceu. Devido ao forte calor, voluntários distribuíam água e outros guarneciam os carros dos anjos e dos milagres. Na chegada a capela do Rosário, Frei Fábio ergueu a imagem da Santa, abençoando os romeiros e oficializando o encerramento do Círio. A missa campal foi celebrada por Frei Ezequiel e acompanhada pelos devotos de Nossa Senhora do Rosário.
        Mais uma vez a Paróquia de Capanema reúne seus setores para a celebração do Círio, com a participação maciça dos católicos que tradicionalmente aceitam o convite e participam ativamente das procissões que são coordenadas, atendendo o calendário, feito de forma programada.


Edição: Cleoson Villar
Texto: Celene Vasconcellos
Reportagem: Paulo Vasconcellos @PvVasconcellos
Edição Geral e fotos: Dyah Sousa @Dyah_editor