ABSURDO EM CAPANEMA!!!

Edição: Paulo Henrique #
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: José Filho (SBT/Capanema)

Ginásio Almir Gabriel: Patrimônio Público abandonado e destruído
 






Completar tempo de atividade é sempre momento de euforia e o patrimônio público, quando preservado serve de espelho para a valorização em todas as circunstâncias. Há 10 anos atrás, o deputado estadual Zé Neto alocou recursos no orçamento do Estado para reforma do estádio Leandro Pinheiro e a construção de um ginásio poli esportivo. Decorridos todos esses anos, o estádio já passou por modificações estruturais, mas o ginásio, que recebeu o nome do ex-governador Almir Gabriel, além de nunca ter sido utilizado pela comunidade, foi devolvido ao Estado, por estar localizado no terreno onde funciona o campus da UFPA.
 







Como o ginásio é um valioso patrimônio, infelizmente passa pelo processo de abandono, seu aspecto é de destruição, pois a maioria dos equipamentos usados nas instalações internas e externas, foi saqueada e o retrato de tudo isso, transmite sinais de descaso, abandono e destruição de uma praça de esportes construída nos padrões da moderna arquitetura.
É lamentável a situação do ginásio que adormece as margens da Rodovia BR-308 e bem que poderia ser o cartão postal na entrada do bairro São Pedro e São Paulo. Até o presente momento não se sabe quais providencias serão tomadas e qual o destino do ginásio, pois ninguém tem informação sobre o futuro de um próprio que já foi municipal e agora pertence a uma instituição de ensino superior, por causa do procedimento de devolução feito na gestão do então prefeito Jorge Costa.
Providencias precisam ser tomadas em relação ao destino do ginásio que para ser construído houve altos investimentos. A comunidade capanemense necessita de um local público para serem realizados eventos sociais e esportivos, mas não pode usufruir do ginásio Almir Gabriel, pois este tem a incerteza, como principal fator para tamanho abandono.
Nossa equipe de reportagem e a do SBT/Capanema estiveram no local e como não foi permitido o registro de imagens internas do ginásio, apresentamos nessa matéria, a veracidade de um fato que preocupa a comunidade e exige que os responsáveis se manifestem e expliquem qual o futuro daquele valioso Patrimônio que aos poucos está sumindo, tanto por causa das ações de vândalos como pelo passar do tempo, que causa envelhecimento precoce. Os olhares precisam ser destinados ao ginásio, antes que o alcance da retina não consiga mais definir o que a arquitetura e a engenharia projetaram e construíram.

Nenhum comentário