Crônica da Semana - Assuntos do Cotidiano

Atualização às 21h50m de segunda-feira, 17 de maio de 2010.
Edição: Paulo Henrique e Paulo Vasconcellos.

               
                O VALOR DO AGRADECIMENTO 
                                            Por Hugo Antônio Ferrari 

     Muitos, ainda não perceberam o valor do agradecimento. Preferem continuar indiferentes diante dessa prática bastante saudável. Jesus nos assegura: “Pedis e recebereis!” Mas, quando recebemos aquilo que necessitamos nem sempre nos lembramos de agradecer. Seja de Deus, ou mesmo do nosso próximo. Não há quem não fique satisfeito ao receber um agradecimento por um favor prestado a outrem. Com Jesus, não tem sido diferente ao longo dos tempos. Nos momentos de aflições, quando a nossa condição humana não consegue mais superar nossas dificuldades - sejam elas quais forem -, aí nos lembramos de recorrer ao Pai Eterno para nos ajudar.        Ao rezarmos, prometemos mundos e fundos em favor de uma mudança de comportamento, além de invocarmos nossos Santos e Santas para interceder por nós.      Depois de receber a graça pretendida, nem mesmo sequer uma Ave-Maria em sinal de agradecimento. Achamos que Deus tem obrigação em atender tudo o que pedimos, porém, não é bem assim. Não podemos abusar da misericórdia de Deus por ser infinita, para assim praticar toda sorte de iniquidades e desejar ficar impune. 
       A compaixão de Deus significa a oportunidade que temos para nos converter, mudando totalmente os rumos do nosso viver. Devemos perdoar o nosso irmão não apenas sete vezes, mas, sim, setenta vezes sete, conforme recomendou o Senhor Jesus. Já a justiça divina é extremamente justa, precisa, portanto, diferente da dos homens que, muitas vezes, patrocina as injustiças. Por outro lado, não podemos jamais ignorar a “lei do retorno” que é imutável.       
      Receberemos, na mesma medida, tanto o bem quanto o mal que praticarmos. Precisamos estar preparados espiritualmente para receber as graças pretendidas. Entretanto, será que observamos com interesse os Mandamentos de Deus onde encontramos todas as respostas que desejamos para termos uma vida de paz e santidade? O agradecer é um gesto tão nobre que ninguém deveria deixar de praticá-lo. Existem muitos motivos para agradecer: O maior de todos eles é o dom da vida que, lamentavelmente, nem todos sabem valorizar para o desfrutar de uma existência mais feliz. A ingratidão, muitas vezes, também está presente nas famílias: Pais que fazem tudo pela felicidade de seus filhos, e, mesmo assim, não são compreendidos. Quanta infelicidade continua atingindo tantos lares por este ou aquele motivo?          Aprendamos a agradecer por tudo o que Deus têm feito por todos nós, já que somos a maior de todas as suas obras. Afinal, refletimos a sua imagem e semelhança. Nem mesmo o universo inteiro, supera a criação do ser humano.Apesar de sermos dotados de inteligência, continuamos a praticar desatinos contra o nosso semelhante e a própria natureza, ao invés de agradecer a Deus por tudo aquilo que está colocado à nossa frente para ser desfrutado com amor. A falta de agradecimento desagrada a qualquer pessoa, imagina a Deus, a quem tudo devemos. Façamos então de nossa vida um eterno agradecer. Dessa forma, deixaríamos de ser tão ingratos e irreconhecidos por tudo o que recebemos de Deus.

Colaboração: Hugo Antônio Ferrari – Óbidos-PA

Nenhum comentário