API – Associação dos Profissionais da Imprensa: Entidade que nasce com intenções voltadas para interesses coletivos


Edição: Celene Vasconcellos e Paulo Henrique
Texto: André Mello

A imprensa em Capanema tem, crescido bastante, graças ao empenho de quem comanda as empresas que exploram o jornalismo, que são as emissoras de rádio, as de televisão, os jornais, portais e blogs, cujas finalidades são voltadas para a interatividade e a boa informação. Partindo desse formato de intenções, somam-se os anos e os registros apontam que os meios de comunicação tiveram suas atividades iniciadas em 1956 com a primeira versão do Jornal de Capanema e a partir de então, foram aparecendo outras opções e o rádio teve sua oportunidade, quase a mesma época, mas não vingou. Foi aí que começaram a surgir às emissoras de publicidades com o pioneirismo da extinta RCC, hoje Almeida Divulgações. Com o passar dos anos houve a necessidade de serem aumentadas as alternativas e o jornal O Panorama, no período de 1980, teve pouco tempo de atuação, voltando em 1992, saindo definitivamente do mercado. O avanço tecnológico fez com que a imprensa ganhasse espaço e em 1996, foi fundado o Jornal de Capanema, que existe até os dias de hoje e tem incentivado o setor imprensa a continuar sua trajetória. Depois vieram a extinta TV Capanema, que agora é TV Amazônia, o SBT e posteriormente a Record. No início dos anos 2000 surgiram as Rádios Antena C e Educativa, sendo que há 3 anos a Rádio Princesa, mesmo com domicílio em Nova Timboteua, estendeu um Núcleo em Capanema para se juntar ao conglomerado da comunicação. Com esses meios formados, chegaram tambem o Jornal O Correio, o Portal Capanema, o Blog e o Site Jornalismo Político, Alem do site Capanema Info, credenciando ainda mais o setor da imprensa de Capanema, reforçado por profissionais que procuram sempre dinamizar suas ações de trabalho.
         Formadas as equipes, as ideias foram sendo postas em pautas de discussões e o associativismo aparece como alternativa para subsidiar os profissionais da imprensa que militam no mercado local. Com base no contexto geral, está sendo fundada a API – Associação dos Profissionais da Imprensa, formada por profissionais da área, com ideias futuristas e resolutas, para que tudo o que for definido pela associação, esteja de comum acordo com os preceitos legais e amparos para quem fizer parte do corpo diretivo e associado. A partir do mês de março, começaram a acontecer encontros para formação da entidade de classe, com definições de como será o comando e assim os passos estão sendo dados. Já foi elaborado o estatuto, formado de artigos, parágrafos e incisos, que norteiam o procedimento da API. Aos poucos são decididos os parâmetros e na reunião realizada dia 23 de abril, foi conhecida a diretoria que vai comandar os destinos da API no biênio 2010/2011 e por unanimidade o nome do comunicador Paulo Vasconcellos foi aprovado como presidente, pela experiência adquirida por ele ao longo dos 20 anos de carreira a serviço do jornalismo capanemense. A API, nasce forte por contar com pessoas que tem propostas concretas para buscar amparos e formar parcerias visando o bem estar social, contribuindo ativamente com a força que a imprensa representa em âmbito globalizado.
         Em contato com a equipe do Blog, o presidente disse sentir-se honrado por ter sido escolhido pelos colegas de profissão, conceituando a responsabilidade como meta prioritária e a soma de ideias vai prevalecer sempre, pois a ética centraliza os procedimentos a serem planejados. “Vamos precisar de união e força para superarmos as dificuldades e desempenharmos nossas funções individuais nas questões de trabalho, entretanto, o coletivo precisa ser constante enquanto a Associação”, alerta o presidente Paulo. As reuniões vão continuar e aos poucos a API será mais conhecida, sendo que de acordo com o presidente, a união será o maior expoente para que todos sejam participativos. “Assim que fizermos todos os registros e vencermos a batalha burocrática, estaremos iniciando as filiações dos colegas que militam na imprensa capanemense, apresentando a eles, nossas intenções”, enfatiza Paulo.
         Depois das aprovações do Estatuto e do Regimento Interno da Associação, os diretores serão empossados, os sócios registrados e as ações colocadas em prática, estabelecendo critérios para a atuação na comunidade, contribuindo em tudo o que for possível. “Espero que todos interpretem nossas intenções, pois queremos somar, nunca diminuir e muito menos dividir”, recomenda o presidente, que afirma ainda, ser a API, uma entidade sem fins lucrativos, sem cor partidária e com suas atribuições legais, a exemplo de qualquer outra Associação. Todos os meios de imprensa que atuam em Capanema, vão ocupar espaços para a divulgação da API, para que todos se certifiquem das vontades que estão somadas nos integrantes e a responsabilidade social que representa a imprensa como fonte informativa, capaz de mobilizar a comunidade de um modo geral.

         A diretoria da API que foi eleita para o mandato 2010/2011, está assim constituída:
 Presidente: Paulo Vasconcellos (Rádio Antena C, Jornal de Capanema e Blog do PV)
 Vice Presidente: Cledson Souza (TV Amazônia)
 1º Secretário: Paulo Zildene (Site Blog Jornalismo Político)
2º Secretário: Ademyr Farto Júnior (Correio de Capanema)
1º Tesoureiro: Rodrigo Costa (Radio Educativa)
 2º Tesoureiro: Anderson Cavalcante (Portal Capanema)

CONSELHO FISCAL
Marcélio Silva (TV SBT)
Rui Reis (Rádio Princesa)
Pedro Paulo (TV Amazônia)

Nenhum comentário