PIRABAS EM DESTAQUE


No final de 2009 e início de 2010, muita coisa aconteceu no município de Pirabas, tais como: inaugurações, conquistas de emendas parlamentares, ações coletivas dos Poderes Executivo e Legislativo, assim como as festas para as comemorações do Natal e do Réveillon. A coluna destaca alguns registros.


Prefeito de Pirabas fala de alternativas para melhorias e crescimento do município

         Ao concluir o primeiro ano no comando da administração do município de São João de Pirabas o prefeito Claudio Barroso, em entrevista a equipe do Jornal de Capanema, disse encarar as dificuldades com muita seriedade e perspectivas de conquistas para melhorias na infraestrutura e no bem estar social, trabalhando em favor de todos, firmando parcerias que visam o desenvolvimento do município. A seguir acompanhe a íntegra da entrevista que foi publicada na edição 484 do JC.

JC – Quais as fórmulas adotadas por sua administração nas questões de manter a harmonia com Poder Legislativo?

Claudio BarrosoNão é tarefa muito fácil, mas é importante fazer essa parceria, pois estamos apenas nove meses de governo e mesmo sabendo que existe o posicionamento partidário, onde cada um procura fazer a sua parte, procurar o diálogo como alternativa é a solução mais prática. Por isso, temos um bom diálogo com o presidente Jorge Ramos por ele saber lidar com a situação e com a oposição, tentando apaziguar as situações. É através desse caminho é que se consegue favorecer um debate amplo, direcionado as políticas públicas do município.

JC – O senhor sempre acompanha as Sessões na Câmara Municipal, fator considerado admirável por muita gente. Como avaliar a condução dos trabalhos no Parlamento Pirabense?

Claudio BarrosoGeralmente os Gestores destinam seus assessores para acompanhar as Sessões, sendo que isso pode contribuir para que aumentem as brigas políticas e partidárias. Faço questão de acompanhar pessoalmente, pois a partir desse princípio poderei consertar de imediato, principalmente as questões básicas que podem ser resolvidas no cotidiano. Tudo isso é para evitar que as informações cheguem de forma diferenciada e os atos da oposição se tornem mais acalorados. O prefeito precisar estar preocupado, 24 horas com o município e tem que estar presente nas ações, pois se fugir aumentam as complicações.

JC – A Rodovia que dá acesso a Sede do Município foi recentemente pavimentada. Isso é sinônimo de mais tranquilidade e o turismo estabelece fontes de arrecadação. Essa conquista será registrada como pontapé para o desenvolvimento de Pirabas?

Claudio BarrosoEu lutei muito por essa obra que realmente representa o início do desenvolvimento do município, abrindo oportunidades para implantações de projetos relacionados ao turismo, estabelecendo resultados de luta incessante da nossa administração. Quem ganha com isso é o povo por ter um prefeito articulador, que sabe discutir até com a oposição e o resultado maior e a conquista de obras para a comunidade.

JC – Com relação a recursos, o que o senhor tem previsto para ir até as fontes, no sentido de conseguir emendas para o município?

Claudio BarrosoÉ uma questão de postura. Não só minha como prefeito, mas também dos vereadores, pois todos defendem uma sigla partidária e podem acionar os deputados, solicitando verbas, pois o município não tem arrecadação interna. O nosso governo é de participação popular e por isso buscamos meios de arrecadar para que possamos conseguir contrapartidas no tocante realizações de obras. Em relação aos vereadores, estes precisam cobrar sim, mas participar também.

JC – Já existe alguma articulação entre o seu grupo político em possíveis alianças para a campanha do ano que vem?

Claudio BarrosoPrimeiro temos que fazer articulação em âmbito municipal, para depois decidirmos com quem vamos trabalhar. Eu acredito na coalizão que existe entre os partidos PMDB e PT, junção que está dando certo aqui no nosso município e por isso precisamos torcer para que seja mantido o entendimento nas esferas Estadual e Federal, para que aqueles que estão na base possam conseguir resultados satisfatórios. Se a parceria continuar, o povo será a parte mais beneficiada. Sendo assim, vou esperar o posicionamento do meu partido (PMDB) e a orientação que receber, estarei acatando.

         O prefeito Claudio Barroso foi entrevistado por nossa equipe na Galeria da Câmara de Vereadores, após acompanhar Sessão Legislativa, onde situação e oposição defenderam suas teses, ocasionando oportunidades para avaliações por parte do Executivo. O Prefeito Claudio Barroso, foi recebido no Gabinete da Presidência da Câmara, pelo vereador Jorge Ramos que comanda o Legislativo Pirabense. Os dois Poderes estão trabalhando firmemente para alavancarem o desenvolvimento do município e a harmonia é um dos pontos principais na conduta da administração municipal. Para o ano de 2010, as perspectivas são as melhores possíveis e Claudio vai continuar incrementando ações para cumprir seu cronograma de trabalho, para isso, conta com o apoio de sua equipe de governo e da base aliada na Câmara Municipal.

 


Sessão Solene encerra período legislativo


         No dia 16, em Sessão Solene, os vereadores de Pirabas encerraram suas atividades do ano 2009, referente ao segundo período da 16ª legislatura, quando na oportunidade o presidente Jorge Ramos, convocou o parlamento, assim como, convidou o prefeito Claudio Barroso, que fez parte da Mesa Diretora na ocasião. Na Sessão, não foram apresentadas matérias para votação, sendo franqueada a palavra aos vereadores que aproveitaram a oportunidade para destinarem suas saudações de Natal e Ano Novo, aos colegas de parlamento, ao chefe do executivo, aos funcionários da Câmara e às pessoas presentes na galeria.

         Como requer o regimento interno, foi lida pelo 1º secretário, vereador Amarildo de Jesus, a ata da Sessão de encerramento do primeiro período da atual legislatura, ocorrida no mês de junho. Na tribuna, todos os vereadores proferiram discursos, com mensagens de agradecimento e felicitações de Boas Festas. Intercalado aos pronunciamentos, o presidente Jorge Ramos convidou o prefeito Claudio Barroso para usar a tribuna e fazer sua mensagem do executivo.  Foi então, que Barroso fez a leitura de uma planilha contendo resumo das ações do governo municipal durante o ano de 2009, com as informações divididas por secretarias.

         O vereador Jorge Ramos, presidente do Legislativo pirabense, demonstrando experiência política, enalteceu o trabalho dos parlamentares que apresentaram matérias de interesse dos munícipes, todas aprovadas e muitas delas já executadas pela prefeitura. Na opinião de Jorge Ramos, manter a harmonia na destinação de projetos voltados para o desenvolvimento de Pirabas é meta prioritária que os vereadores assumiram com a população, são discutidos no plenário e depois de aprovados, encaminhados para o executivo. Dentro da programação estipulada para o ano de 2010, os parlamentares visam consolidar o atendimento as prioridades, avaliando os projetos do executivo e juntando todas as peças para a formação de força tarefa, com respeito aos requerimentos, moções e projetos de leis que vai tramitar nas pautas das sessões ordinárias. O recesso parlamentar se estende até o dia 15 de fevereiro de 2010, quando todos os vereadores voltam a cumprir as determinações regimentais da Câmara Municipal.


Aranildes Barros (PT)                                                  Tonhão (DEM)                                      Nonato Maciel(PMDB)




Júnior Contador (PR)                                                     Janilson Matos (PSDB)                          Amarildo de Jesus(PR)




Presidente Jorge Ramos (PTD)                               Tadeu Freitas (PMDB)                          Ednaldo Reis (PMN)




Jorge Ramos avalia equilíbrio político entre os Poderes de Pirabas



Em entrevista à Editoria de Notícia do JC, o presidente do Poder Legislativo Pirabense, vereador Jorge Ramos (PDT), afirmou considerar o momento político do município, bastante equilibrado e o bom entendimento entre Legislativo e Executivo se sobressai, graças ao empenho que todos estão tendo para que o desenvolvimento se destaque e os munícipes usufruam dos melhoramentos que estão sendo efetuados. A seguir, a íntegra da entrevista concedida pelo parlamentar.


JC – No dia do seu aniversário, o senhor foi surpreendido por seus colegas de parlamento que fizeram várias dedicatórias e enalteceram sua atuação no comando do Legislativo. O que comentar sobre a manifestação coordenada por seus pares na Câmara?

Jorge – É gratificante quando recebemos manifestações espontâneas, principalmente da forma que foi, partindo dos funcionários e dos vereadores que atuam nesta Casa. É sinal que eles reconhecem minha luta para administrar de formas justa e honesta, ajudando o Legislativo em tudo que for possível. Foi uma comemoração simples, mas tenho certeza que jamais esquecerei o momento.


JC - Como avaliar a integração política do município de São João de Pirabas no encerramento de um exercício e as perspectivas para conquistas, pois 2010 será ano de eleição?

Jorge – Em 2009 a produção administrativa do município foi notável e a Câmara trabalhou muito, aprovando os projetos do Executivo, depois do estudo feito em cada um deles, sem qualquer tipo de empecilho. Espero que o ano eleitoral que vem por aí, novas emendas sejam destinadas para Pirabas para ajudarem no progresso do município e a Câmara está pronta para analisar os projetos, porque todos os vereadores estão sempre focados nas matérias e expõem seus pareceres de forma consciente.


JC - Como definir o crescimento de Pirabas na essência do conjunto da obra?

Jorge – Até agora, posso garantir que é excelente. A parceria entre o Executivo e o Legislativo tem se afinado cada vez mais e isso fez com que o município voltasse a progredir em todos os campos, sobretudo na Zona Rural e nas Vilas. A prefeitura está desenvolvendo um bom trabalho sob o comando do gestor Claudio Barroso que setorizou as prioridades, sendo essas realizações, consideradas vitais para a formação do conjunto da obra e a estrada que dá acesso a sede do município é uma delas. Sendo assim, o turismo é fortalecido e facilita na geração de emprego e renda, cooperando na sustentabilidade do município.


JC – Quais suas perspectivas para o Ano Novo e qual mensagem otimista o senhor declara aos munícipes?

Jorge – O Natal tenho certeza, foi de muita paz e harmonia para todos. Para o Ano Novo, renovam-se as esperanças para conseguirmos o que ainda não chegou ao nosso alcance. E a renovação se estabelece através de lutas constantes em busca de conquistas e a Câmara de Vereadores de Pirabas, está inserida nesse contexto. Vamos nos unir e mostrar nos 4 anos, que estaremos trabalhando de forma incansável na produção de projetos evolutivos para destacar Pirabas em todas as camadas da comunidade.  Continuaremos avaliando os projetos do Executivo, sem colocarmos qualquer tipo de dificuldades, pois a meta é beneficiar o povo. Em 2010, esperamos contribuir na minimização dos problemas existentes no município de Pirabas. Desejo a todos, um ótimo e Feliz Ano Novo!



BOAS FESTAS!



 

Vereador Amarildo de Jesus apresenta sua mensagem aos munícipes de Pirabas



As Sagradas Escrituras nos ensinam que devemos partilhar o nosso amor fraterno em todos os momentos. Ao vivenciarmos mais uma comemoração do Natal, festa magna da cristandade, nos postamos diante da realidade e elevamos nossos pensamentos, procurando somar o que foi de positivo, daquilo que fizemos. O amor fraterno nos une de forma a agregarmos forças para continuarmos nossas caminhadas em busca de realizações.

         Por essas e outras razões, ao somar as bênçãos recebidas, tenho a convicção de que tudo foi positivo. Procurar palavras para enriquecer nossos vocabulários não condiz com a realidade, pois ao nos tornarmos agentes políticos credenciados pelo voto do povo, passamos a ter responsabilidades dobradas ou até triplicadas. Como o momento é de congraçamento, quero expressar os meus sentimentos de amor fraterno e de consideração a todos os munícipes de Pirabas por acompanharem minhas ações sociais e políticas, mesmo que no parlamento, em determinadas ocasiões, tenham sido travadas discussões e divergências. Para que tenhamos êxito naquilo que nos propusemos a fazer, precisamos colocar nossos pontos de vistas e assim contribuirmos com opiniões que acrescentem algo em favor da comunidade.




Edição: André Mello 







Nenhum comentário