FIFA consagra Marta e Messi em Zurique



A elite do futebol mundial vestiu os seus melhores trajes de gala para assistir à coroação dos maiores jogadores de 2009 no Kongresshaus de Zurique. Em uma noite gelada que coincidiu com o início do inverno na Europa, a festa contou com o calor típico da América do Sul. Os principais vencedores foram o argentino Lionel Messi e a brasileira Marta, que levaram os prêmios de Jogador e Jogadora do Ano da FIFA.
  "É um grande momento para mim, mas também para o futebol feminino como um todo. Estou orgulhosa de alcançar isso em nome dessa modalidade fantástica que é o futebol feminino. Espero que o fato de ser a primeira a conseguir quatro títulos sirva para impulsionar ainda mais o futebol feminino", afirmou com olhos marejados a maior vencedora do troféu em todos os tempos.
Depois de cumprimentarem os convidados, os apresentadores deram lugar a um vídeo que relembrou os melhores momentos dos torneios da FIFA disputados em 2009. Em seguida, o Presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, dirigiu-se ao público para fazer um balanço do ano antes de conceder a primeira distinção da noite: o Prêmio de Desenvolvimento da FIFA. O Secretário Geral da entidade, Jérôme Valcke, foi o encarregado de apresentar e entregar a condecoração à Associação Chinesa de Futebol, pelo trabalho ativo nos programas de categorias de base com os quais consolida a formação de futuras gerações de jogadores.
O Prêmio FIFA Fair Play trouxe o momento mais emotivo da noite com a homenagem ao falecido Sir Bobby Robson pela contribuição ao fair play ao longo da sua carreira. Admirado pelo cavalheirismo dentro e fora de campo, o inesquecível técnico inglês faleceu em julho deste ano. Foi a viúva Elsie Robson quem recebeu o prêmio das mãos do vice-presidente da UEFA, Senes Erzic.
Pouco a pouco se aproximava o momento da coroação do rei e da rainha da noite. Como aperitivo, o público assistiu a alguns dos grandes momentos dos cinco finalistas em cada categoria ao longo deste ano. Os aplausos aumentavam no salão sempre que apareciam os rostos sorridentes dos candidatos, que não perdiam nenhum detalhe da cerimônia.
Mas antes foi hora de novidades. Andrés Iniesta e Cristiano Ronaldo voltaram a se ver no telão na apresentação dos dez finalistas do Prêmio Puskás da FIFA, concedido ao gol mais bonito do ano. Elisabeth Puskás, viúva do magnífico Ferenc Puskás, e o ex-jogador liberiano George Weah subiram ao palco para entregarem o troféu ao astro português do Real Madrid. O gol de Cristiano com a camisa do Manchester United contra o Porto pela Liga dos Campeões da UEFA venceu a votação que contou com a participação de mais de 100 mil internautas no FIFA.com.
O presidente da FIFPro, Gerardo G. Movilla, e o alemão Franz Beckenbauer tomaram a palavra em seguida para a premiação da Seleção Mundial FIFA/FIFPro, eleita pelos votos de mais de 50 mil jogadores profissionais do mundo todo. Os integrantes da equipe dos sonhos de 2009 subiram ao palco e foram todos ovacionados pelo público presente. "É uma honra receber este prêmio, sobretudo quando vem diretamente de nossos companheiros. É um reconhecimento especial", afirmou o inglês John Terry, do Chelsea, eleito para a seleção ideal junto com: Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona), Vidic (Manchester United), Evra (Manchester United); Xavi (Barcelona), Gerrard (Liverpool) e Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Fernando Torres (Liverpool).
Fonte: (Diário Online/ Fifa.com)

Nenhum comentário